-
Como Os Preços Das Passagens Afetam O Turismo No Brasil
-
Viajar pelo país não tem sido tão acessível financeiramente
- Por Brendow Felipe
- 03/06/2023 16h47 - Atualizado há 1 ano
Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas têm optado por viajar dentro do Brasil em 2022, evitando assim possíveis restrições em outros países. Porém, viajar pelo país não tem sido tão acessível financeiramente.
De acordo com a agência de viagens Decolar, os destinos nacionais estão com preços mais elevados em relação ao ano passado, principalmente no período de alta temporada, como as férias de julho e dezembro.
Os destinos mais procurados, como as praias do Nordeste e as cidades turísticas de Santa Catarina, estão entre os mais caros. Isso porque a procura é maior, o que faz com que os preços subam.
Além disso, o dólar alto também tem impactado nas viagens nacionais. Muitos produtos e serviços turísticos são precificados em dólar, o que significa que, quanto mais alto estiver a moeda americana, mais caro será o valor em reais.
De acordo com a cotação da moeda estrangeira em junho de 2022, ela já ultrapassou a marca dos R$ 6, o que pode encarecer ainda mais as viagens.
Para quem planeja viajar de avião, os preços das passagens têm variado bastante nos últimos meses. Segundo dados da empresa de inteligência de dados de viagens Kayak, as tarifas aéreas domésticas tiveram uma variação média de 27% em 2022.
O estudo também destaca que os meses de janeiro, fevereiro e março tiveram as maiores variações nos preços, com valores até 60% mais altos do que o ano anterior.
Para economizar, muitos viajantes têm optado por viagens de carro ou ônibus. Essa alternativa, apesar de ser mais econômica, pode oferecer outras despesas como combustível, pedágios e hospedagem.
Apesar de todos esses fatores encarecerem as viagens dentro do Brasil, ainda há opções de destinos mais acessíveis. Por exemplo, cidades menos turísticas, como as do interior de São Paulo e Minas Gerais, têm preços mais baixos.
Além disso, alguns programas de fidelidade e milhas podem ajudar a reduzir o valor das passagens e hospedagem. É importante pesquisar bastante antes de fechar um pacote de viagem, observando as datas mais baratas e comparando preços.
No entanto, é importante salientar que mesmo com os preços mais altos, o turismo nacional ainda é uma opção mais viável do que o turismo internacional neste momento de pandemia. Escolhendo destinos econômicos e planejando com antecedência, é possível viajar pelo Brasil sem gastar uma fortuna.